quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O que é "Segurança de Processo"?

Nem todos os perigos e riscos são iguais ou podem causar as mesmas consequências. Perigos/ riscos pessoais ou ocupacionais, tais como escorregões, quedas, cortes e acidentes com veículos, geralmente produzem efeitos sobre um único trabalhador. Por outro lado, perigos/riscos de processo podem ocasionar acidentes maiores, envolvendo a libertação de materiais potencialmente perigosos, incêndios e explosões ou ambos. Os incidentes de segurança de processo podem ter efeitos catastróficos e podem resultar em múltiplas mortes e feridos, assim como danos substanciais à economia, à propriedade e ao ambiente. Incidentes de segurança de processo podem causar dano, tanto aos trabalhadores no interior de uma fábrica, como ao público que reside nas vizinhanças. Essa é a razão pela qual a gestão da segurança de processo está focada no projeto e engenharia das instalações, testes e manutenções de equipamentos, alarmes e controles de processo eficazes, procedimentos de operação e manutenção, formação do pessoal e fatores humanos.

                    SEGURANÇA DE PROCESSO                                 SEGURANÇA PESSOAL

Uma analogia
O professor Andrew Hopkins da Australian Nation University sugere o seguinte exemplo para mostrar a diferença entre segurança pessoal e segurança de processo. Uma preocupação de segurança importante na indústria da aviação comercial são as lesões causadas aos carregadores de bagagens – por exemplo, lesões nas costas e luxações musculares (segurança pessoal). Mas nenhuma empresa aérea jamais pensaria que seus esforços para reduzir esse tipo de lesão melhoraria a segurança de voo (equivalente à segurança de processo). São necessárias atividades e programas diferentes para gerir as diferentes áreas da segurança.

Sabia?
O bom desempenho em segurança pessoal não assegura um bom desempenho em segurança de processo. Embora exista muito em comum, como uma boa cultura e atitude de segurança, um bom desempenho em segurança de processo requer uma compreensão profunda dos perigos específicos associados aos produtos químicos (manuseados ou armazenados) e às operações de processo que são realizadas em cada instalação.

O que podes fazer?
- Compreender os perigos e riscos específicos dos materiais na tua instalaçãp e a tua responsabilidade no manuseio com segurança desses materiais.
- Compreender os perigos e riscos específicos dos processos de manipulação, armazenagem, transporte, reembalagem, outras operações de processamento realizadas na tua unidade;
- Compreender o teu papel nas atividades de segurança de processo, incluindo a análise de perigos e riscos, a gestão de mudança, o relato e investigação de incidentes, a manutenção e testes, e o cumprimento dos procedimentos e práticas de trabalho seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...