terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 de Setembro, Orgulho de ser gaúcho!

     Ser gaúcho, principalmente nos dias de hoje, não é só vestir-se feito um vaqueiro dos pampas, segurar uma cuia com erva-mate na mão e falar "Che" (ou tchê, aportuguesando a expressão). Ser gaúcho esta muito mais ligado com a bravura com que encaramos os problemas, a forma como somos amigos dos nossos amigos e o orgulho que sentimos por nossa integridade e lisura.

     Tirando a humildade de lado, somos realmente diferentes, somos batalhadores, esforçados, honestos, amigos... Enfim, somos um povo especial, que cultiva as tradições e cultiva sua terra.
     E que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra! Por que ser gaúcho é:

- Saber que a nossa pátria é o Pampa e não a praia com coqueiros;

- saber que nossa característica é a bravura e não o jeitinho;

- saber que nosso valor é a lisura e não a malandragem;

- é ser simples de modos, mas reto de caráter;

- é ser franco e direto, nem que isso cause inimizades;

- é ser humilde em ambições, mas exagerado em ideais e paixões;

- é ser um respeitador fiel da hierarquia funcional e o primeiro a proclamar a igualdade;

- é um ser batalhador, que não desiste nunca;

- é um rebelde, que nunca aceita ser dominado;

- é um bravo, que não foge de uma luta por ser difícil;

- o gaúcho autêntico é um verdadeiro tradicionalista.

     Não porque aprende coisas no CTG, mas porque carrega em si esses valores e não vê alternativa possível de vida digna fora deles.

     Por isso eu tenho orgulho de ser chamado de "GAÚCHO".

     Um quebra costela a todos!

sábado, 17 de setembro de 2011

Segurança em Versos - 2ª edição - Grupo GPS

     O Concurso de paródias “Segurança em Versos”, realizado pelo Grupo GPS, teve a sua segunda edição neste ano de 2011.

     Os eventos foram um sucesso, sendo prestigiados por colaboradores do Grupo, clientes Braskem e Borealis.

     Sete composições transmitiram a importância da Segurança no Trabalho, com muita criatividade através da música.

     O concurso de paródias “Segurança em Versos”, contou com a brilhante contribuição de nossos músicos e compositores dos serviços de logística e Segurança Patrimonial

      Mais uma vez a participação das equipes operacionais e administrativas foi surpreendente, proporcionando a platéia momentos de reflexão e entusiasmo.
     O objetivo do evento não foi o de competição, mesmo assim houve o reconhecimento das melhores obras e dos músicos destaques, abaixo seguem os premiados:


1º Lugar - Prêmio de Melhor Obra

     Obra: Eu sei (paródio da música: Não sei, TNT)

     Autor: Eduardo Motta, Gustavo Enick e Daniel Barros
     Músicos: Gustavo Enick (Voz e Guitarra), Priscila Alves (Violão) e Uendel alves (Bateria)
     Área: Braskem PE6, Expedição    
 

2º Lugar: Prêmio de Melhor Obra
 
     Obra: Segurança de Dime (paródia da música: Enter Sandman, Metállica)
 
     Autor: Sandro Luis Ávila
     Músicos: Sandro Luis Ávila (Voz e Guitarra); Eliezer Silva (Baixo) e Uendel Alves (Bateria)
     Área: Braskem P2/PE5, Ensaque



Prêmio de Melhor Obra - 3º lugar

     Obra: Olha Guri (paródia da música: Um Pito, Wilson Paim)

     Autor: Sandro Oliveira Campos
     Músicos: Priscila Alves (Voz e Violão)
     Área: Braskem PP1, Expedição


Prêmio de melhor Instrumentista

     Nome: Sandro Luis Ávila


Prêmio de melhor Intérprete

     Nome: Gustavo Enick

     Segue imagens do evento, assim que o DVD estiver pronto estarei divulgando os vídeos.


domingo, 11 de setembro de 2011

Dinâmica de grupo


      As dinâmicas de grupo são ferramentas que permitem a criação e recriação do conhecimento, além de auxiliar na avaliação do comportamento, seja do novo candidato a uma vaga ou de antigos colaboradores da empresa.

    As dinâmicas têm como finalidade prática saber o que pensam, sentem e vivem as pessoas dentro das empresas, escolas, sociedades. Visa desenvolver a teorização sobre sua prática como processo sistemático, ordenado e progressivo, buscando retornar à prática, transformando-a para incluir novos elementos que permitam explicar e entender os processos vividos.

     As técnicas de participação em dinâmicas geram um processo de aprendizagem que permite:
  • Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão;
  • Ampliar o conhecimento individual e coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento;
  • A criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos ativos no processo de elaboração e execução;
     Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa, deve ser utilizada em função de temas específicos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando.

     ELEMENTOS DA DINÂMICA
  • Objetivos – Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o objetivo a ser alcançado;
  • Materiais/recursos – são ferramentas que auxiliam na execução da dinâmica (TV, som, vídeo, papel, tinta), técnicas de teatro, cartazes, etc.;
  • Ambiente/clima – o local deve estar em condições para a execução da dinâmica proposta (amplo, restrito, claro, escuro, coberto, etc.);
  • Tempo – deve ter uma estimativa de tempo, com início, meio e fim;
  • Passos – Deve-se ter clareza dos objetivos e dos passos a serem seguidos que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara;
  • Número de participantes – deve-se saber com antecedência, para providenciar espaço e material necessário;
  • Perguntas e conclusões – Permite resgatar a experiência, avaliando o que foi visto, os sentimentos envolvidos, o aprendizado e possíveis encaminhamentos;

     TÉCNICAS UTILIZADAS EM DINÂMICAS
  • Quebra gelo – ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas. Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem, resgatando as experiências de criança, derrubando a seriedade do grupo e aproximando as pessoas;
  • Apresentação – ajuda as pessoas a se apresentarem ao grupo, possibilitando descobrir quem são os outros, sem máscaras ou disfarces, mas com respeito à vontade alheia. Exige diálogo sincero e verdadeiro e é preciso um clima de confiança de descontração, com dinâmicas de curta duração;
  • Integração – possibilita analisar o comportamento grupal, através de exercícios específicos que permitem partilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo. Trabalha a interação, comunicação, encontros e desencontros do grupo;
  • Animação e relaxamento – tem por objetivo eliminar as tensões, soltar o grupo para um encontro mais ativo e produtivo. Deve ser utilizada para romper o ambiente frio e impessoal e não apenas para preencher um vazio de tempo;
  • Capacitação – Possibilita a revisão, a comunicação e a percepção do que fazem os destinatários, ampliando a capacidade de escuta e observação. Facilita a atuação dos animadores para orientar melhor o grupo;
  • Litúrgicas – Possibilitam ao grupo uma vivência e uma experiência da mística, do sagrado, facilitando o diálogo com leituras bíblicas.
     Todas estas dinâmicas e técnicas têm por objetivo trazer o grupo à uma experiência de convívio e descontração que, ao mesmo tempo em que diverte, ensina e ajuda a compreender melhor o processo de elaboração das vivências pessoais e grupais.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Torradas queimadas

As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.   

     Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.

     Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

     Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado.

     Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:

     - Amor, eu adoro torrada queimada.

     Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:

     - Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada… Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro!

     O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.

     Poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.

     Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas no seu próprio. Veja pelos olhos de Deus e sinta pelo coração dele; você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Construção de calçada na China

     Trabalhadores construindo uma calçada ao redor de uma vertiginosa montanha em Shifou na China:


     Milhares de metros acima de uma vertiginosa cadeia demontanhas em Shifou na província de Hunan na China, um grupo de trabalhadores, trabalhando duramente sem qualquer medida de segurança estão construindo uma calçada.


     Os trabalhadores estão construindo uma estrada de pranchões na lateral de uma montanha e uma vez concluída terá 3km (9843 ft) e será a mais comprida calçada da China.



     Yu Ji de 48 anos (acima) é um dos trabalhadores e ele tem trabalhado na construção de edificações em altura, como esta estrada de madeira, há mais de 10 anos. Ele comenta que: "Os jovens não querem este tipo de trabalho que exige uma profunda permanência nas montanhas por meses e até por anos".


     Yu Ji encarrega-se dos trabalhos mais perigosos do projeto, tais como a furação dos buracos para encaixar os tubos que vão suportar a calçada.




     Construir uma calçada na montanha de Shifou é difícil porque o talude se eleva na vertical próximo de 90 graus sem meios seguros de retenção.








     Uma parte construída da calçada.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aposentadoria Especial

     Benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho, efetiva exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos).

     A aposentadoria especial será devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produção. Além disso, a exposição aos agentes nocivos deverá ter ocorrido de modo habitual e permanente, não ocasional nem intermitente.

      Para ter direito à aposentadoria especial, é necessário também o cumprimento da carência, que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o segurado faça jus ao benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão de aposentadoria especial, segundo a Lei nº 10.666/03.

     A comprovação de exposição aos agentes nocivos será feita por formulário denominado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), preenchido pela empresa ou seu preposto, com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

     O que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP?

     O PPP é o documento histórico-laboral do trabalhador que reúne dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, entre outras informações, durante todo o período em que este exerceu suas atividades. Deverá ser emitido e mantido atualizado pela empresa empregadora, no caso de empregado; pela cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperado filiado; pelo Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), no caso de trabalhador avulso portuário e pelo sindicato da categoria, no caso de trabalhador avulso não portuário. O sindicato da categoria ou OGMO estão autorizados a emitir o PPP somente para trabalhadores avulsos a eles vinculados.

     Os antigos formulários para requerimento de aposentadoria especial (SB-40, DISES-BE 5235, DSS-8030 e DIRBEN 8030) somente serão aceitos pelo INSS para períodos laborados até 31/12/2003 e desde que emitidos até esta data, segundo os respectivos períodos de vigência. Para os períodos trabalhados a partir de 1º/1/2004 ou formulários emitidos após esta data, será aceito apenas o PPP. O PPP poderá conter informações de todo o período trabalhado, ainda que exercido anteriormente a 1º/1/2004.

     A empresa é obrigada a fornecer cópia autêntica do PPP ao trabalhador em caso de rescisão do contrato de trabalho ou de desfiliação da cooperativa, sindicato ou Órgão Gestor de Mão-de-Obra.

     O segurado que tiver exercido sucessivamente duas ou mais atividades em condições prejudiciais à saúde ou integridade física, sem completar em qualquer delas o prazo mínimo para aposentadoria especial, poderá somar os referidos períodos seguindo a seguinte tabela de conversão, considerada a atividade preponderante:


A conversão de tempo de atividade sob condições especiais em tempo de atividade comum dar-se-á de acordo com a seguinte tabela:


     Observação

      A caracterização e a comprovação do tempo de atividade sob condições especiais obedecerá ao disposto na legislação em vigor na época da prestação do serviço. As regras de conversão de tempo de atividade sob condições especiais em tempo de atividade comum aplicam-se ao trabalho prestado em qualquer período.

     Será devido o enquadramento por categoria profissional de atividade exercida sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, para períodos trabalhados até 28/04/1995, desde que o exercício tenha ocorrido de modo habitual e permanente, não ocasional nem intermitente, observados critérios específicos definidos nas normas previdenciárias a serem analisados pelo INSS.

     Perda do direito ao benefício:

      A aposentadoria especial requerida e concedida a partir de 29/4/95 será cancelada pelo INSS, caso o beneficiário permaneça ou retorne à atividade que ensejou a concessão desse benefício, na mesma ou em outra empresa.

     Nota: A aposentadoria especial é irreversível e irrenunciável: depois que receber o primeiro pagamento, sacar o PIS ou o Fundo de Garantia (o que ocorrer primeiro), o segurado não poderá desistir do benefício.

     Como requerer a aposentadoria especial

     O benefício pode ser solicitado por meio de agendamento prévio pelo portal da Previdência Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...