sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Importância do descanso entre Jornadas de Trabalho

     Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.

     O efeito de um período em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?

     Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.

     Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.
  • Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
  • Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.
     Critérios adotados para evitar Fadiga durante a Jornada de Trabalho:

     1. Respeitar horários de descanso, utilizando de forma responsável e consciente;

     2. Comunicar a liderança quando ocorrer transtornos físicos / psíquico que possam comprometer a Saúde e Segurança dos integrantes envolvidos no processo;

     3. Quando utilizar medicamentos que não seja de rotina e /ou em caso de dúvidas se o mesmo pode causar sonolência entrar em contato com o ambulatório médico para esclarecimento de dúvidas;

     4. Participar do Programa de Ginástica Laboral e acatar todas as orientações feitas pelo Fisioterapeuta, com objetivo de otimizar o estado de alerta dos integrantes;

     5. Fica terminantemente proibido “dormir” durante a jornada de Trabalho, sobre quaisquer circunstancia, sabendo que o descumprimento desse item caberá a aplicação de medidas disciplinares (suspensão e dispensa por justa causa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...