quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sinergia é fundamental, mas é o suficiente?

     Sinergia é quando você faz o todo maior do que a soma das partes, ou seja: 1+1=3.
 
     Uma colméia de abelhas é uma sociedade, uma comunidade com um elevado grau de sinergia, se você não acredita lembre-se quando você teve que fugir de um enxame de abelhas, aquilo é sinergia, aquele sincronismo, aquele trabalho conjunto.
 
     As formigas são outro belo exemplo de sinergia, todas focadas e determinadas em um único objetivo, multiplicando suas forças e alcançando resultados inimagináveis.
 
     Sinergia é entender que cada um pode ser útil para viver o hoje satisfatoriamente e transformar o amanhã em algo excelente, é estender as mãos, é ajudar quem esta longe, mas ouvir quem esta perto, é quando nos unimos e criamos algo totalmente novo, quando valorizamos as diferenças porque entendemos que o objetivo é maior.
 
     Estilos, culturas e formações diversificadas são o que fazem um diferencial competitivo em uma equipe vencedora. A multiplicação de forças supera a lógica do dia-a-dia e nos impulsiona para os melhores resultados.
 
     E para alcançar os melhores resultados basta um trabalho em sinergia? Em conjunto e em equipe? ou existe um algo mais?
 
     Existe algo mais! Vou contar uma história que ilustra um pouco tudo isso:
 
     Eu criava abelhas, tinha 4 ou 5 colméias, uma criação pequena, um hobbie. Eu fiz tudo de acordo com o manual, construí uma bancada de madeira, nessa bancada coloquei as caixas com as colméias e em cada uma das pernas desta bancada ficavam latas cheias de óleo queimado, aquelas latas evitavam que as formigas, inimigos naturais das abelhas, subissem na bancada e atacassem as colméias. Então as formigas chegavam à beirada da lata, viam o óleo e acabavam desistindo.
 
     Para minha surpresa um dia cheguei ao local da minha criação e me deparei com uma imagem desoladora, parecia um campo de batalha. A mesa coberta de abelhas mortas e outras lutando, se debatendo.
 
     O inimigo? Formigas enormes, formigas pretas, grandes, atacando por todos os lados. Aquelas formigas atacando as abelhas, matando sem piedade alguma, abelhinhas pequenas, crianças ainda, decapitadas, degoladas... Uma imagem grotesca.
 
     Olhei aquilo e fiquei chateado, desanimado. Como pode uma sociedade como esta das abelhas, tão organizada, não conseguir lutar contra formigas? E como elas chegaram até aqui? Elas voaram? Desceram de pára-quedas? Construíram escadas?
 
     Sentei no capim, desolado. Fiquei observando as pernas das mesas, observei uma, observei outra e outra até que encontrei o segredo das formigas.
 
     Próximo a uma das pernas havia uma folha de capim, mais alta que as outras folhas, que ultrapassava a altura das latas. O vento balançou a folha de capim a noite inteira, e continuava balançando, na folha de capim uma fila de formigas, todas com um baldinho, loucas para atacar a colméia e pegar o mel. Cada vez que a ponta do capim encostava-se ao pé da mesa subia uma fila de formigas.
 
     Da um passinho à frente, da um passinho à frente, eu também quero subir. E elas subiam, a última dava uma balançadinha na ponta da folha quase caindo e esperava a próxima oportunidade do capim encostar para poder subir.
 
     Assim elas atacaram a noite inteira, centenas de formigas subiram uma a uma, em uma única folha de capim, atacaram as colméias e venceram.
 
     As formigas, embora fossem uma sociedade com tanta sinergia quanto a das abelhas venceram porque tiveram algo mais.
 
     Primeiro, tiveram um senso de observação muito grande, deve ter ficado uma formiguinha dias com um binóculo observando o terreno vendo o que ia acontecer.
 
     Segundo, elas perceberam o capim, a percepção foi fundamental.
 
     Terceiro, o senso de oportunidade, elas sabiam que quando o capim encostasse a ponta tinham que agarrar esta oportunidade, por que não sabiam se iria acontecer novamente.
 
     Outra qualidade importante foi o trabalho em equipe, sem ele elas não conseguiriam.
 
     Estas características não podem faltar, se faltar qualquer uma delas, sinergia será um belo discurso, mas não vai fazer efeito nenhum, não vai trazer mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...