quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças: O futuro do planeta!

O que nós adultos precisamos fazer para que as crianças de hoje venham a ser, no futuro, adultos de qualidade, pessoas saudáveis e felizes?
     Uma frase muito curiosa, vencedora de um Congresso no Brasil sobre Vida Sustentável, diz: "Todos pensam em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
     A educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes e as posturas dos filhos frente ao mundo. Uma criança que aprende o respeito e valores dentro de casa, através do exemplo de seus pais, crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso planeta. A educação das crianças cada dia está sendo levada a sério pelas creches, escolas, avós, irmãos mais velhos, companheiros do colégio e do pátio, além dos meios de comunicação.
     Como eu posso garantir o desenvolvimento sustentável? Com atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, não demorar no banho, jogar o lixo nos locais apropriados, comprar carros movidos a combustíveis alternativos, engajar-se em movimentos de ajuda comunitária, não depredar o patrimônio natural, limpar o quintal de sua casa, tratar com respeito as pessoas diferentes de você, e por aí vai
     Ao criar o mundo, Deus nos presenteou com uma diversidade de recursos naturais, que poderiam ser usados, mas que também teriam de ser preservados. No entanto, durante muito tempo, em nome do progresso e do desenvolvimento econômico, o homem usou e abusou desses recursos naturais. Conseqüentemente, eles foram se esgotando.
     Como despertar uma consciência ecológica nas nossas crianças, nos nossos filhos? Abaixo vão algumas dicas:
  • Em primeiro lugar, dando exemplo dentro de casa, quanto à economia de energia, água, papel, evitanto toda forma de desperdício.
  • Quando forem passear com eles, levar sempre sacos de lixo, e não jogar lixo em qualquer lugar.
  • Se morarem em prédios, condomínios, realizarem gincanas de limpeza, dando às crianças essa responsabilidade, munindo-as de luvas, sacos de lixo e premiação quanto à limpeza. Crianças gostam de responsabilidades e desafios.
  • Verificar se na escola do seu filho, são desenvolvidos projetos ambientais e consciência ecológica. Caso não haja esse tipo de ação, sugerir e se engajar no projeto.
  • Locar filmes que tenham como foco a preservação do meio ambiente.
  • Incluir na leitura dos seus pequenos livros que incentivam a preservação do meio ambiente.
     Se realmente queremos deixar um mundo melhor para nossos filhos, a melhor coisa a fazermos é formar nas nossas crianças uma consciência ecológica desde cedo. Nosso planeta agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...