quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Solução paliativa

     Os métodos ágeis normalmente são utilizados por empresas como uma “solução paliativa”. Ou seja, elas utilizam as práticas para tentar solucionar os problemas em curto prazo, sem dar muita importância às raízes do problema (causas, razões).

     O problema é que os métodos ágeis, por exemplo um Programa estruturado de identificação e gestão de desvios, tem como principal fator evidenciar ainda mais os problemas das empresas. E ao se deparar com isso, os gestores acabam desistindo dos métodos ágeis.

     “Ah, isso não funcionou aqui. Só trouxe mais problemas”.

     “Ao invés de soluções, só me trouxe mais problemas!”

     As empresas enxergam estes Programas como um conjunto de PROCESSOS e FERRAMENTAS que vão resolver os problemas da empresa. Nada mais paliativo do que isso.

     Na verdade os Programas de Segurança facilitam a adoção de um conjunto de CRENÇAS e VALORES que vão transparecer os problemas da empresa, e motivar as PESSOAS a resolvê-los. Isso é pensar na solução definitiva.

     Uma historinha que aborda bem este conceito de “solução paliativa”.

     Na China, a maior empresa de tecnologia do setor chama-se FOXCONN. É a empresa responsável por montar os dispositivos da Apple, por exemplo.

     O ambiente de trabalho é bem linha de produção. Embora a empresa atraia muitas pessoas interessadas em se capacitar e crescer (principalmente trabalhadores do interior), o fato do trabalho ser rotineiro tem causado sérios problemas aos funcionários. Mesmo a empresa tentando trazer um conceito de “ambiente universitário”, inclusive com dormitórios e equipe psicológica de apoio, a empresa tem um índice assustador de 17 suicídios nos últimos 5 anos. Eram funcionários da empresa, que subiram nos prédios mais altos e pularam para a desgraça.

     Ora, 17 suicídios em 5 anos é um índice assustador, mesmo para uma empresa que emprega milhares de pessoas. A empresa precisava tomar alguma atitude para acabar com essa estatística assustadora.

     Investigar as razões? Trabalhar o lado psicológico dos seus empregados? Identificar pessoas em risco eminente?

     Que nada.

     A solução foi essa aí de baixo.


     Instalar REDES para evitar que os operários pulem. A legítima solução paliativa.

     Se você quiser adotar os métodos ágeis e achar que isso não envolve uma mudança de cultura e estrutura organizacional, então você estará fazendo o mesmo que a Foxconn: instalando redes para tentar reter seus funcionários (espero que os seus não pulem, pelo menos).

     Seus problemas não serão resolvidos apenas com processos e ferramentas. Tenha convicção disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...