quinta-feira, 28 de julho de 2011

Qualificação profissional

     Qualificação profissional é a preparação do colaborador através de uma formação profissional para que ele possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo contrato de trabalho.

     A qualificação profissional não é uma formação completa. Ela é utilizada como complemento da educação formal podendo ser aplicada nos níveis básico, médio ou superior. Sua carga horária vai depender da necessidade de aprendizagem.

     Seu objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (escolas, sindicatos, empresas, associações).

     No mundo atual e globalizado que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento nas corporações, o que nos leva a crêr que a medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável.

     O termo é centro constante de questionamentos, a medida que atribui-se aos indivíduos mais educados e capacitados, a chance maior de inserção no mercado de trabalho, com recebimento de altos salários, promoções, etc. Além, é claro, da tendência do ambiente social que passa a ser diferenciado com a expectativa do aumento do poder aquisitivo, e que acima de tudo demonstra na prática o ideal correto de funcionamento das organizações: pessoas que aumentam a produtividade das empresas e que por sua vez contribuem com o desenvolvimento Econômico do País. No Brasil, o Ministério da Educação e Cultura é a instituição de alcance federal que visa contribuir para a melhoria do conhecimento, de forma a proporcionar relevante acesso dos profissionais a uma informação mais refinada, visto que os cursos de pós graduação como mestrado e doutorado tem objetivo que visa produzir conhecimento. Instituições como conselhos de classe não aquecem o conhecimento, mas utilizam o existente em instituições de ensino superior para auxiliá-los, posto que o fato primordial é o contínuo e perpétuo avanço do conhecimento.

     CADA UM NA SUA!

     A empresa onde trabalhamos é como uma grande máquina, onde cada um de nós tem uma missão, uma especialidade, uma função a desempenhar como peça dessa máquina.

     As dúvidas e as incertezas são fatores comportamentais que contribuem decisivamente para os acidentes.

     POR ISSO: NÃO FAÇA TRABALHOS PARA OS QUAIS VOCÊ NÃO FOI TREINADO.

     Não improvise ferramentas, não altere as proteções existentes. Fazer bem feito significa fazer com qualidade e segurança e acertar na primeira vez que fizer.

     Não tente operar máquinas e usar ferramentas e equipamentos que você não conheça muito bem.

     Para operar empilhadeiras, ferramentas elétricas e/ou manuais, roçadeiras, veículos, fazer soldas, instalação e manutenção elétrica, etc., cada trabalhador precisa ser treinado, habilitado e credenciado pela empresa.

     Lembre-se: estamos credenciados pela empresa a executar as tarefas para as quais fomos habilitados, qualquer disposição em contrário será considerada desvio de função, portanto, falta disciplinar grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...