domingo, 16 de janeiro de 2011

Ferramentas manuais




      As ferramentas manuais são utensílios de trabalho que visam facilitar a vida cotidiana e necessitam unicamente da força motriz humana. Graças a elas, podemos realizar tarefas que exigem uma enorme força física e precisão com grande facilidade. Utilizadas normalmente, de forma individual, as ferramentas manuais capacitam o homem a realizar tarefas de uma forma mais segura e eficiente. Antes de iniciar o uso de qualquer ferramenta, a pessoa deve conhecer o trabalho a ser realizado pelo equipamento e possuir as idéias básicas sobre os distintos tipos de ferramentas mais adequadas ao seu uso, evitando ou amenizando dessa forma possíveis riscos de acidentes derivados de sua utilização. Existem hoje no mercado diversos tipos e marcas de ferramentas manuais, específicas para cada ocasião, constituídas dos mais variados tipos de materiais e formas, com o intuito de facilitar a nossa vida.

    
     Quais tipos de ferramentas manuais existem no mercado?

     Existe uma multiplicidade de tipos de ferramentas manuais, onde, as mais comuns podem ser divididas em:
  • Ferramentas de borda afiada: facas, machados, cortadores manuais de barras e hastes, formões, cortadores de vidro...
  • Ferramentas de golpes: martelo de cabeça de ferro/ madeira/ bronze/ plástico, marreta, cinzéis...
  • Ferramentas de torção: chaves de fenda, chaves de boca...
  • Ferramentas de pinçamento: alicates, tenazes, torques...
  • Outros tipos: pulverizadores, expositores manuais, peneiras, saca rolhas, tambores, coletores de pó, kits de ferramentas, entre outros.
     Quais as principais causas de acidente em relação a ferramentas manuais?
 
     Os riscos ao se utilizar ferramentas manuais são bastante altos e se derivam, sobretudo, de golpes e cortes na mão ou em outras partes do corpo. Sua principal causa é a utilização inadequada da ferramenta, manutenção inadequada, produtos de baixa qualidade ou defeituosos, armazenamento e transporte deficiente e falta do uso de luvas ou equipamentos de proteção.
 
 
     Como escolher a ferramenta e como garantir uma utilização de uma forma segura?
 
     A pessoa deve conhecer o trabalho e o tipo de ferramenta para o qual se destina o uso, assim como buscar fornecedores que garantam uma boa qualidade de produto. Após a compra, na hora da utilização da ferramenta, escolha sempre a mais apropriada e revise o seu estado de conservação. Na hora da utilização siga os seguintes procedimentos:
  • Revise as condições dos cabos das ferramentas e seu encaixe em busca de rachaduras no caso de martelos, serras, limas, chaves de fenda.
  • Fique atento ao formato, peso e dimensão adequado do ponto de vista ergonômico.
  • Verifique bocas e braços de ferramentas de aperto como alicates, chaves, entre outros.
  • Não utilize as ferramentas para fins as quais não foram projetadas.
  • Use ferramentas que não soltem faíscas em ambientes com gases inflamáveis.
  • Sempre utilize equipamentos de proteção individual como luvas, óculos de proteção, etc.
  • Verifique ferramentas de corte como facas e tesouras, verificando se estão afiadas.
  • Verifique os dentes de limas, serras e serrotes.
  • Caso o processo envolve equipamentos elétricos, verifique se as ferramentas possuem proteção isolante.
 
     Como devo armazenar as ferramentas?
 
     Não largue as ferramentas em locais de passagem ou no chão, muito menos em lugares altos onde há um risco de cair sobre alguém. Organize as ferramentas, separando-as por tipo, em caixas, painéis ou estantes. Verifique sempre as condições das ferramentas de uso pessoal sempre que guardá-las.
 
 
     Como transportar as ferramentas de uma forma segura?
 
     Utilize caixas, bolsas e cinturões especialmente fabricados para tal. No caso de ferramentas afiadas, utilize bainhas. Ao subir e descer escadas de forma manual utilize-se de bolsas que deixem a mão livre, nunca coloque ferramentas no bolso comum da roupa.
 
 
     Qual o procedimento mais adequado na hora da manutenção das ferramentas?
 
     A forma correta de se fazer a manutenção de ferramentas e reparando os defeitos quando possível, caso contrário, o reparo deve ser realizado, se possível, por um pessoal especializado. Caso não tenha mais como arrumar, o certo é descartá-lo. E, principalmente, nunca faça pessoalmente reparos provisórios. É justamente nestes casos em que ocorrem os acidente.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...