terça-feira, 26 de outubro de 2010

Castelo de areia




    
      Num dia de verão, estava na praia, observando duas crianças brincando na areia.

     Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia, com torres, passarelas e passagens internas.

      Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo à um monte de areia e espuma.

      Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado, mas tive uma surpresa.

      Em vez de chorar, correram para a praia, fugindo da água, Sorrindo, de mãos dadas e começaram a construir outro castelo…

      Compreendi que havia recebido uma importante lição:

      Gastamos muito tempo de nossas vidas construindo alguma coisa.

      E mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir o que levamos tanto tempo para construir.

      Mas quando isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar, será capaz de dar uma reviravolta !!!

      Tudo é feito de areia;

      Só o que permanece é o nosso relacionamento com as outras pessoas.



domingo, 24 de outubro de 2010

Segurança em Versos - In-Haus Serviços de Logística LTDA



      Você percebe que realmente a Segurança se tornou um valor dentro da Empresa e conseqüentemente das pessoas que dela fazem parte, quando é um assunto falado e praticado com prazer.

      Nada demonstra maior consciência e comprometimento com a Segurança do que eventos como o realizado este ano pelas Equipes da In-Haus no contrato com a Braskem SA no Pólo Petroquímico de Triunfo RS.

      Organizado pela própria Operação iniciou-se um concurso de Paródias denominado “Segurança em Versos”.

      O resultado foi o melhor possível e originou a gravação de um DVD com músicas e poemas idealizados e interpretados pelos colaboradores da Empresa.

      Abaixo segue vídeos destas obras primas protagonizadas pelos colaboradores da In-Haus:


 
Segurança é um Valor - Jorge Marques


 
 
Segurança e Operação – Fabrício do Teclado, Orisvaldi Queiroz e Sandro Campos

 


 
Bugio da Segurança - Orisvaldi Queiroz, Edimilson, Fabrício do Teclado, Adilson Queiroz Kern


      Este evento foi motivo de orgulho para a equipe de SSMA e para todos os integrantes da Empresa.



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quando o gato sai...


      Aquela velha máxima de que: ”O gato quando sai, o rato faz a festa”, não é apenas uma ilustração subjetiva para enfeitar dissertações; é, sim, uma realidade que se aplica perfeitamente no dia a dia. Basta deixar a dispensa sozinha que logo chegam os aproveitadores para se fartarem. Nas empresas, entre os funcionários, também ocorre algo bem parecido. O chefe se ausenta para outros afazeres e alguns da equipe aproveitam para “fazer a festa”. Não pode ser considerado esperto alguém que age assim. Logo, logo sua façanha será descoberta e o espertalhão perderá o emprego. Mas o pior de tudo não é perder o emprego, é perder a chance de provar seu potencial e chegar a cargos mais elevados.

      Acabou aquela história de “não vou trabalhar muito para enriquecer meu patrão”. Isso é mediocridade. Lembre-se: a maior riqueza que possuímos é o saber. Rico é quem detem o conhecimento! Seja o melhor profissional, dê tudo de si para ajudar no crescimento da empresa e tenha orgulho disso! Não entre nessa de seguir os indolentes e aproveitadores, eles não terão futuro, e quem pagará sua contas? Crie hábitos positivos, desenvolva uma visão de futuro para você mesmo e seja útil. Eis alguns conselhos para você que almeja crescer profissionalmente:

     Seja responsável. Credibilidade não se herda dos outros;

     Aprenda diariamente algo novo. Quem sabe mais, vale mais;

     Melhore seu nível de relacionamento. Faça amigos e não inimigos.

    Crie diferenciais. Procure ser reconhecido pelas virtudes que desenvolve;

    Cumpra prazos. Respeite o tempo dos outros, seja pontual;

    Não seja pão-duro. Não economize gentilezas e favores aos companheiros;

    Sorria. Mais isso não signifique brincar em serviço;

    Seja participativo. Esteja sempre à disposição quando o convocarem;

    Invista em você. Leia, estude, treine;

    Xô preguiça. Levante-se imediatamente, quando seu corpo pedir cama;

    Acabe com o gerúndio. Pensando, vendo, fazendo. Dicida-se, faça logo;

    Seja propositivo. Apresente idéias, participe, colabore;

    Resolva. Seja o que resolve e não o que causa o problema;

    Promova sua empresa. Fale bem dela, vibre com as conquistas. Afinal, a empresa é você.

    A revolução do seu futuro depende das atitudes que vocÊ tomar agora. Portanto, deixe de lado os conceitos do passado e embarque rumo ao sucesso com um novo olhar.

    Ninguém pode te impedir de chegar ao topo, só depende de você! Ah, mas antes de finalizar, gostaria de lembrar que depois da invenção da tal ratoeira, os gatos preguiçosos também perdem seus empregos.

domingo, 3 de outubro de 2010

Prevenção e combate a incêndio - Parte I



     A proteção contra incêndios procura evitar um dos graves problemas a segurança das pessoas, de máquinas, equipamentos e instalações. A grande maioria dos incêndios pode ser evitada. Mas, para combater o fogo é necessário ter bons equipamentos de combate, é indispensável que se saiba como utilizá-los e é preciso conhecer o inimigo que se pretende dominar e eliminar.

     Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver o elemento humano preparado para operá-lo. Esse elemento humano, para combater eficazmente um incêndio, deverá estar perfeitamente treinado. 

     É um erro pensar que sem treinamento, alguém, por mais hábil que seja, por mais coragem que tenha, por mais valor que possua, seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do aparecimento do fogo. 

O fogo – Processos de extinção

“Fogo é uma reação química de oxidação com o desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão.”

Para que haja fogo devem atuar três elementos:

Combustível – aquilo que vai queimar e transformar-se;

Calor – que dá início à combustão;

Oxigênio – um gás que existe no ar atmosférico e que é chamado de comburente.


    Esses três elementos são denominados elementos essenciais do fogo. Isso quer dizer, que se faltar um deles, não haverá fogo. Como são os três elementos do fogo, se forem representados por três pontos e se forem ligados ter-se-á o que se chama de “triângulo do fogo”.
“Triângulo do Fogo”

     Observação: a não existência de qualquer um destes elementos não propicia o aparecimento do fogo.

     É preciso conhecer e identificar bem o incêndio que se vai combater para escolher o equipamento correto. Um erro na escolha de um extintor pode tornar inútil o esforço de combater as chamas ou pode piorar a situação aumentando as chamas, espalhando-as ou criando novas causas de fogo.


Métodos de Transmissão de calor

Irradiação
     É a transmissão de calor por meio de ondas. Todo corpo quente emite radiações que vão atingir os corpos frios. O calor do sol é transmitido por esse processo. São radiações de calor as que as pessoas sentem quando se aproximam de um forno quente. Ondas caloríficas que se transmitem através do espaço.


Condução
     A propagação do calor é feita de molécula para molécula do corpo, por movimento vibratório. A taxa de condução do calor vai depender basicamente da condutividade térmica do material, bem como de sua superfície e espessura. É importante destacar a necessidade da existência de um meio físico.

Convecção
     É uma forma característica dos fluídos. Pelo aquecimento, as moléculas expandem-se e tendem a elevar-se, criando correntes ascendentes a essas moléculas e corrente descendente ás moléculas mais frias. 

     É um fenômeno bastante comum em edifícios, pois através de aberturas, como janelas, poços de elevadores, vãos de escadas, podem ser atingidos andares superiores. Este fenômeno pode ocorrer tanto no plano vertical como no plano horizontal. 

     É o processo de transmissão de calor, que se faz através da circulação de um meio transmissor, gás ou líquido. É o caso da transmissão do calor, através da massa de ar ou gases quentes, que se deslocam do local do fogo, podendo provocar incêndios em locais distantes do mesmo. 

     A proteção contra incêndios, decorrentes de calor transmitido por convecção é feita de forma a não deixar acumular ar ou gases quentes em locais que possuam combustíveis, principalmente os de baixos pontos de ignição.


Métodos de Extinção do Incêndio

     Os métodos de extinção do incêndio visam eliminar um ou mais componentes do triângulo do fogo. Na ausência de qualquer um desses três componentes, o fogo se extinguirá.



Resfriamento

     É o método mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando, diminuindo, conseqüentemente, a liberação de gases ou vapores inflamáveis. A água é o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza. A redução da temperatura está ligada à quantidade e à forma de aplicação da água (jato), de modo que ela absorva mais calor que o incêndio é capaz de produzir. É inútil o emprego de água onde queimam combustíveis com baixo ponto de combustão (menos de 20ºC), pois a água resfria até a temperatura ambiente e o material continuará produzindo gases combustíveis.


Abafamento

     Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo. Como exceção estão os materiais que têm oxigênio em sua composição e queimam sem necessidade do oxigênio do ar, como os peróxidos orgânicos e o fósforo branco.

     Conforme já vimos anteriormente, a diminuição do oxigênio em contato com o combustível vai tornando a combustão mais lenta, até a concentração de oxigênio chegar próximo de 8%, onde não haverá mais combustão. Colocar uma tampa sobre o recipiente contendo álcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, são duas experiências práticas que mostram que o fogo se apagará tão logo se esgote o oxigênio em contato com o combustível.

     Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores, vapor d´água, espumas, pós, gases especiais etc.


Isolamento

     É a forma mais simples de se extinguir um incêndio. Baseia-se na retirada do material combustível, ainda não atingido, da área de propagação do fogo, interrompendo a alimentação da combustão. Método também denominado corte ou remoção do suprimento do combustível.

     Ex.: fechamento de válvula ou interrupção de vazamento de combustível líquido ou gasoso, retirada de materiais combustíveis do ambiente em chamas, realização de aceiro, etc.


Classes de Incêndio

Classe de incêndio - "Classe A"

Fogo em materiais sólidos.

Caracteriza-se por queimar em superfície e profundidade. Após a queima deixam resíduos. Ex. tecido, madeira, papel, capim, etc.

Método de extinção: Por resfriamento e umidificação com água ou solução aquosa, ou recobrindo com agente extintor de ação múltipla.


Classe de incêndio - "Classe B"

Fogo em líquidos inflamáveis.

Caracteriza por queimar-se na superfície, não deixando resíduos. Ex. graxas, vernizes, tintas, gasolina, álcool, éter, etc.

Método de extinção: A extinção se obtém por abafamento ou por redução ao teor de oxigênio do ar, ou por ação química que interrompa a reação química em cadeia.
 
 
Classe de incêndio - "Classe C"
 
Fogo em equipamentos elétricos energizados.
 
Ex. motores, quadros de distribuição, fios sob tensão, computadores, etc.

Método de extinção: A extinção se faz com emprego de agente não condutor elétrico, mas cujo emprego não cause maiores danos aos equipamentos.
 
 
Classe de incêndio - "Classe D"
 
Fogo em elemento pirofóricos.
 
Ex. Magnésio, zircônio, titânio, etc. 

Método de extinção: A extinção se faz com emprego de técnicas e agentes extintores específicos e especiais.
 
 
Continua...
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...