quinta-feira, 30 de setembro de 2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Se você não pode perder tempo, organize-se!

     Hoje em dia, mesmo trabalhando fora, grande parte dos trabalhadores ainda tem de se encarregar das tarefas fora do trabalho, como cozinhar, ir ao banco, limpar a casa, cuidar dos filhos, fazer compras... Nem sempre é possível contar com a ajuda de uma empregada. Por isso, cada minuto na vida é precioso! Você se reconhece neste papel? Se a resposta for positiva, mãos à obra!
     Em primeiro lugar, é necessário conhecer (e levar a sério) a palavra de ordem para resolver essa situação e minimizar seus transtornos: organização.


     Um pouco de jogo de cintura e a colaboração dos filhos, da esposa ou marido também ajuda muito, e torna as coisas um pouco mais fáceis. A boa notícia é que ainda dá para melhorar!

Otimize seu dia-a-dia

     Para que você consiga resolver o maior número de coisas possível em um único dia, melhorando sua rotina e fazendo com que sobre um tempinho para você, separamos algumas dicas preciosas. Confira!


     - No trabalho, divida seus afazeres entre urgentes, importantes e secundários. Faça uma lista e ordene aqueles mais fáceis de serem resolvidos (estes devem vir primeiro, para saírem logo da frente), seguidos pelos mais difíceis, até chegar àqueles em que você precisa da ajuda e/ou aprovação de outros. Conforme você for terminando as tarefas, risque-as de sua lista. É uma delícia ter a sensação visual de dever cumprido!




     - Tente resolver a maior parte de suas compras pela internet: supermercado, material escolar das crianças, CDs, livros, presentes, produtos de beleza. Você não se cansa, economiza tempo e ainda recebe tudo perfeito em pouco tempo.

     - Use e abuse dos serviços de entrega: na farmácia, no supermercado, na lavanderia, nos restaurantes e pizzarias, nas lojas de congelados, vídeos, sapatarias e revelação de fotos. Hoje em dia, existe tele-entrega para tudo isso. Pensou no que você quer? Eles entregam! Aproveite a comodidade.


     - Delegue seus poderes – passe algumas atividades a quem possa ajudar: filho, mãe, namorada...

     - Procure ir ao banco o menor número de vezes possível. Junte as contas e pague-as de uma só vez, agendando seu vencimento nas datas em que preferir. Muitas cobranças podem ser colocadas em débito automático ou pagas diretamente pela internet. Verifique essas possibilidades e fique mais tranqüilo.


     - Dependendo da idade e da maturidade de seus filhos, ensine-os a preparar algumas coisas na cozinha. Afinal, cozinhar um ovo ou um pacote de macarrão não exige grande habilidade. Se eles ainda forem pequenos, peça ajuda na hora de lavar a salada, arrumar a mesa ou guardar a louça. Além de receber uma mãozinha, você ainda ensina valores importantes aos pequenos, como a colaboração e a divisão de tarefas.

     - Arrumar a própria cama, guardar as roupas no armário e não deixar os brinquedos espalhados pela casa são hábitos que devem ser cultivados desde cedo. Ou vai sobrar para você! Fique de olho!


     - Fuja do trânsito. Descubra caminhos alternativos para não perder tempo em ruas congestionadas. Além de acabar com a sua paciência, o trânsito carregado causa atrasos que muitas vezes atrapalham o seu dia todo.



     - Compre uma agenda só para os afazeres de casa. Assim, você não esquece o dia do dentista dos pequenos nem perde a data de inscrição para o vestibular. Aproveite e vá anotando uma lista de compras para, da próxima vez em que for ao supermercado, não perder tempo entre as gôndolas tentando se lembrar do que está faltando. Agilidade é tudo nessa hora!

     Com todas essas dicas, agora você não pode mais reclamar que está sem tempo. Organização é a chave para a otimização do seu tempo. Acostume-se a ela e certamente você vai notar a diferença! Experimente

domingo, 19 de setembro de 2010

Sim, você pode!


Você pode não ter toda a sabedoria do mundo, mas pode compartilhar o que você já sabe.

Você pode não ter paixão da adolescência, mas pode ter um amor maduro e pleno.

Você pode não ter o mais belo sorriso do planeta, mas pode ter o sorriso mais feliz.

Você pode não ter a inocência de uma criança, mas pode ter dela a alegria de viver.

Você pode não ter, de quem deveria dar, o exemplo de dignidade, de respeito e de obediência às leis, mas pode fazer sua parte.

Você pode não ter o trabalho confortável que desejaria, mas pode fazer dele uma fonte de felicidade.

Você pode não estar diante de uma situação cômoda, mas pode manter sempre a serenidade e o bom humor.

Você pode supor que os recursos de que dispõe são ínfimos, mas, ainda assim, pode usá-los para auxiliar sempre.


Qualquer que seja a sua posição social e econômica, sua origem, sua cor, sua cultura, sua inteligência, suas crenças, sua idade, você pode estar sempre feliz e contribuindo para a felicidade dos outros.

 

domingo, 12 de setembro de 2010

Risco e Percepção de Riscos



Um conceito que devemos ter em mente é que todo o risco é passível de identificação; e tudo o que é “reconhecido e identificado” pode ser “analisado e controlado”.

Conceitos importantes:

     PERIGO
     Fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes.

      RISCO
     Combinação da probabilidade de ocorrência e da(s) conseqüência(s) de um determinado evento perigoso.


     O risco envolvido em uma atividade pode ser entendido como a probabilidade de um perigo tornar-se um acidente e a provável conseqüência deste acidente.

     Exemplo: Vamos analisar qual o risco relacionado a atividade de substituição de telhas de um telhado com 4m de altura.

     O perigo desta atividade é:

Queda por diferença de nível

     A provável conseqüência deste acidente (queda) é:

Morte (devido à altura)
 
     Desta forma o risco desta atividade é:

“Queda por diferença de nível gerando a morte do colaborador.”

     Dentro do mesmo exemplo, vamos supor que a troca de telhas ocorra sem qualquer tipo de controle, apenas sobe-se no telhado e realiza-se a troca da telha. Neste caso o risco é inaceitável, pois a conseqüência é a morte e as chances do acidente ocorrer são grandes, já que não possuímos controle algum.

     Para diminuirmos o risco devemos ou diminuir as conseqüências ou a probabilidade dele se tornar um acidente.

     Como não conseguimos diminuir as conseqüências de uma queda a 4 metros de altura e a telha necessita ser substituída devemos trabalhar na redução da probabilidade da queda.

     Para que esta atividade possa ser realizada incluímos algumas salvaguardas importantes (instalação de linhas de vida e uso de cinto de segurança tipo pára-quedista, uso de capacete com jugular, uso de pranchão para a movimentação sobre o telhado, ferramentas amarradas, treinamento dos colaboradores quanto aos riscos e os cuidados necessários, etc) desta forma diminuímos o risco e chegamos a um risco aceitável.


PERCEPÇÃO DE RISCOS

     É o ato de tomar contato com um perigo por meio dos sentidos (audição, tato, visão, olfato, gosto), interpretar essa informação e então decidir o que fazer!

     Um exemplo clássico disto são os sinais de trânsito: Sabemos que no sinal vermelho a passagem pelo cruzamento é proibida, ao receber este sinal devemos tomar a decisão de parar ou não.



     O que você vê na imagem abaixo?

     No dia a dia as situações não são tão claras quanto gostaríamos, dependemos de muitas variáveis e dificilmente conseguimos identificar todos os riscos em uma simples olhada.

     Este é o momento de usarmos nossa percepção de riscos e parar, avaliar e analisar as possibilidades, definir a forma mais segura e daí sim realizar a atividade.


     Abaixo segue um teste de percepção bastante interessante, na verdade é uma campanha sobre os riscos de atropelamento de ciclistas.





Segue os principais inimigos da percepção de riscos:







 

 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quanto vale seu sorriso?


     De quanto você precisa para ser motivado em sua vida?

     Quanto vale um sorriso seu?

... O salário no fim do mês...?
... Ter uma família para regressar no fim do dia...?
... Se sentir amado...?

Quanto vale um sorriso seu?

     O que é preciso fazer para dá-lo um a si mesmo?

... Alguém te dizer que és belo...?
... Alguém dizer que você é bom...?
... ou que você é bonito(a)?

Quanto vale um sorriso seu?

     É... você tem razão, ouvir um bom tanto dessas coisas faz qualquer um soltar bons sorrisos, mas isso é muito óbvio e comum...

     Experimente fazer o inédito e sorrir quando nem tudo parecer bom...




     Experimente... enxergar o que há de bom em você sem depender que os outros vejam isso para que você possa valorizar o que há de bom em você (até porque o valor que nos dão é o valor que nós mesmos impomos).

     Experimente... esquecer os padrões de beleza e valorizar suas próprias características...

     Experimente... valorizar sim seu suado dinheiro, mas notar o que há na vida que não pode comprar, como a paz, o amor, a felicidade...





     Experimente.. após um dia “daqueles” chegar em casa, deixar o mal de lado e desfrutar com a alma um dos maiores bens que você possuí: A família!

     Você vai ver que seu sorriso vale muito sim, mas que mesmo com “pouco” você consegue sorrir sendo genuinamente FELIZ!


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dicas para quem trabalha com escadas



     Depois de décadas de estudo e dedicação exclusiva e inesgotável à avaliação e observação de escada percebi que existem zilhões de maneiras de se morrer. Por isso, preste atenção nestas 20 dicas de segurança e bem-estar para quem trabalha com escadas.



1. Ao comprar uma escada, procure os modelos que a distância entre os degrais não exceda 1 metro.

2. Rachaduras com mais de 2cm de largura podem ser um mal sinal.

3. É seguro e saudável usar ao menos uma das mãos para subir nela.

4. Jamais empilhe mais de 3 escadas.

5. Subir na escada plantando bananeira não é saudável. Ao menos que você seja um artista do Cirque du Soleil.


6. Baldes cheios de tinta no último degrau tendem a cair na cabeça de homens fortes e malvados que se irritam muito fácil. Tome cuidado.

7. Se sua escada for de Cobre, Ferro ou Ouro, escorá-la na rede elétrica pode ser uma péssima idéia.

8. Procure amarrar a escada quando for transporta-lá em cima de um carro.

9. Mais de 4 pessoas em um mesmo degrau pode representar algum perigo. Ao menos que você seja um artista do Cirque du Soleil.

10. Não passe por baixo da escada. Não espalha, mas dizem que dá azar.

11. Se você for usar sua escada dobrável na possição 'aberta', assegure-se de que os pinos que mantém ela aberta são fortes e estejam devidamente acionados. Se você perder os pinos, não use palitos de dentes ou de fósforo para este fim. Eles podem quebrar.

12. Se sua escada não for dobrável, não tente dobrá-la.

13. Se você estiver utlizando uma escada com mais de 30m de altura, procure usar um pára-quedas certificado pelo Inmetro.

14. Não tente firmar a escada sobre a lama.

15. Não tente firmar a escada na areia movediça.

16. Não tente firmar a escada sobre uma pessoa (como na imagem).

17. Se sua escada de madeira quebrar, use cola Bonder ou pregos para concertar.Jamais use fita crepe, Durex, dupla face, chiclé, cola quente ou adesivos de agenda. Durepox é uma ternativa interessante.

18. Só repita a ação daqueles homens da imagem lá em cima, se você for artista do Cirque du Soleil.

20. Se a escada balançar e você estiver prestes a cair de 12 metros de altura:
- Não se atire sobre a rede elétrica de alta tesão
- Não se atire sobre uma grade com pontas.
- Não se atire sobre um lago congelado.
- Não se atire sobre uma caldeira de fundição de metais.

20. Se você estiver caindo:
- Se você for um gato, não se desespere, afinal sobrarão 6 vidas.
- Se você for um X-Man, não se desespere. Vôe, tele-transpote-se ou chame o professor Xavier.
- Se você estiver no México na década de 70, não se desespere, chame o Chapolin.
- Se você não for um gato, um mexicano nos anos 70 ou um X-Man, desespere-se, grite bem alto e bata os braços e as pernas até chegar no chão virar patê.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...