segunda-feira, 31 de maio de 2010

Semana do Meio Ambiente




      No dia 05 de junho é comemorado o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, data extremamente importante para a conservação da natureza. A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e conseqüentemente, toda a vida futura no planeta.

      Ao longo desta semana (31/05 à 05/06) estarei realizando post's com assuntos relacionados a este tema tão essencial para a nossa sobrevivência. O vídeo abaixo "A história das coisas" trata de maneira muito lúcida e crítica sobre os impactos que nossa forma de vida tem sobre o planeta em que vivemos.





A história das coisas


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comprometimento...



      Hoje encontrei uma imagem relacionada ao assunto que mostrava um alpinista com medo de cair. Curioso, resolvi visitar o site que hospedava a imagem e descobri um bom blog sobre alpinismo – ao menos me pareceu assim.

      Um dos textos deste blog tratava justamente de comprometimento na escalada, como divisor entre sucesso e fracasso da mesma. Resolvi ler o tal texto, mas não literalmente. Resolvi lê-lo tratando a escalada como uma analogia para o dia a dia empresarial e acho que, melhor do que qualquer outro texto específico sobre o assunto, o autor conseguiu passar a importância de se estar comprometido com o desenvolvimento da empresa onde cada um de nós trabalha e, por que não, nas nossas próprias vidas.

      Por isso, caros alpinistas, segue um texto sobre escalada!

 
 ... O que faz você ir mais longe ou desistir.

      O comprometimento pode levá-lo até escaladas difíceis, ou pode derrubar você. Mas o que permite a alguns escaladores ter esta atitude de comprometimento e a outros não?

      Comprometimento é algo que alguns escaladores têm e outros não. Entretando estes escaladores que são capazes de se comprometer, aplicam sua atenção de maneira diferente. Existe um momento para se preparar e outro para agir. O comprometimento vem contido no momento de quando você está em transição para o agir – de pensar para fazer.

      Grandes coisas acontecem aqui, mas a qualidade do seu comprometimento vai depender em como você negocia esta transição.

      À medida que escala perto do seu limite, você aumenta a sensação de queda. Em vias difíceis você se defrontará com a decisão: comprometer-se com a escalada, ou, se a consequente queda não for segura, recuar. Pratique o comprometimento pela seleção e escolhas seguras, em escaladas bem protegidas. Executando movimentos com uma mente decidida e expectativa baseada em no seu esforço, você irá aumentar sua chance de sucesso.

      Comportamento de fuga: A maioria dos escaladores são desafiados quando entram em partes fáceis e crux (de acordo com o Glossário da Escalada, do site Vertical Indoor, crux é a passagem ou trecho mais difícil da escalada). O comportamento de fuga é comum quando você entra em um crux – procura uma saída para a ansiedade e para o medo, causados pela escalada muito desafiadora e a realidade (que você pode cair). Lembre-se que você está em uma escalada difícil para desafiar você mesmo! Não para sair dela fácil. Encare a dificuldade, não a evite.

      Dinâmica da dificuldade: Ansiedade e medo sempre vão aparecer, até você deliberadamente enfrentá-los e se comprometer. Abaixo de cada crux é o seu ponto de decisão. Quando está posicionado embaixo de algum crux, sua atenção é focada em juntar informações e pesar as opinões. Quando você entra em ação, irá parar de pensar e focar sua atenção em agir sobre estas opiniões. Esta mudança deve ser abrupta e completa. Convença a si mesmo que existem somente 2 possibilidades – você irá escalar ou irá cair. Então se comprometa! Encare a escalada.

      Aceitando plenamente uma eventual queda, voce reduz as instruções de seu pensamento e elimina a tendência uma reação de fuga.

      Expectativas: O tipo de expectativa que você tem, pode tanto fortalecer seu comprometimento ou enfraquecê-lo. Quando você escala em um crux você deve esperar que será desconfortável. Acima disto, mantenha suas expectativas no seu esforço e não no que virá. Isto ajudará manter a sua atenção focada na qualidade de sua escalada. O esforço de focar sua atenção lhe permite aprender, porque você recebe um retorno de rendimento bastante útil sobre sua performance, ao invés de uma avaliação de sucesso/fracasso você fica focado no que rendeu.
      Seu comprometimento fica alto porque recebe o que você quer – retorno de rendimento e aprendizado – em cada passo do seu caminho.

      Motivação: O tipo de motivação também irá impactar sobre o seu comprometimento. Em uma motivação baseada no medo – medo de cair, de falhar ou perder o controle – você entrará no crux com a atitude de fuga. Você está focado assim em o que você NÃO quer que aconteça.

      Portanto, cultive uma motivação positiva. O que você gosta e se delicia sobre o desafio de escalar? O que virá pode ser incerto, mas você saberá que pode se comprometer. Coloque sua atenção no comprometimento e esforço despendido.

      Use a sua técnica: Primeiro, identifique os pontos de transição – aqueles lugares abaixo do crux. Segundo, veja as consequências de uma eventual queda e as aceite. Terceiro, fique otimista na sua motivação olhando as possibilidades. E por último, seja decisivo. Compromenta-se com o crux. Ponha a sua atenção para assumir o risco e mantenha sua atenção focada em todos sos esforços.

 
     Comprometa-se em cada ação da via – pare de pensar e põe pra jogo!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cinto de segurança, por que não usá-lo?


         Não é possível continuarmos na situação em que nos encontramos, pois famílias inteiras são destruídas no trânsito todos os dias. Morrem 35 mil pessoas por ano. Aproximadamente 70 mil ficam paraplégicas ou tetraplégicas. Das que morrem, aproximadamente 8 mil teriam se salvado se estivessem com Cinto de Segurança.

          Muitas pessoas ainda ignoram a real necessidade de utilizar o cinto de segurança, pois o mesmo é de fundamental importância para salvar a sua vida ou não. Em muitos acidentes de trânsito, o simples fato de utilizar o cinto de segurança é capaz de salvar vidas e evitar seqüelas mais graves.

          As lesões causadas pelos acidentes de tráfego são as principais causas de mortes por traumatismo e a décima causa de todas as mortes em todo o mundo. Muitas destas lesões e mortes podem ser prevenidas por dispositivos de segurança, entre os quais, o cinto de segurança ocupa lugar de destaque. Seu uso reduz a mortalidade e a gravidade das lesões provocadas em ocupantes de veículos automotores envolvidos em acidentes. (Revista da Associação Médica Brasileira).

          O Código de Trânsito Brasileiro obriga o uso do cinto de segurança, inclusive nos ônibus. Quem não utiliza o cinto está infringindo a lei. O motorista é punido com pontos na carteira e a empresa paga uma multa. Ao passageiro, no entanto, não cabe nenhuma penalidade. Em um acidente, o uso do cinto significa a diferença entre sair bem ou ferido, vivo ou não. Cabe lembrar que a real importância para o uso do cinto de segurança é a preservação de nossa saúde/ vida, não apenas para o cumprimento da norma ou para evitarmos possíveis punições e sim para que possamos chegar em casa com a nossa integridade física intacta.

          Segundo informações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia o uso do cinto de segurança pode reduzir em até 75% o número de mortos e feridos num acidente de ônibus. Apesar da obrigatoriedade do uso do cinto, previsto no CTB e recomendações para seu uso, apenas 2% dos passageiros afivelam o cinto.

          Portanto, exijam que os ônibus e veículos tenham o equipamento obrigatório em perfeito estado de uso. Deixo aqui uma dica de que um simples gesto de afivelar o cinto poderá fazer uma grande diferença em suas vidas.






          Não fique apenas na teoria pratique a segurança: USE O CINTO!

domingo, 9 de maio de 2010

A parábola dos dois remos




          Um viajante ia caminhando às margens de um grande rio. Seu objetivo era chegar à outra margem. Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio, oferecendo-se para transportá-lo. O pequeno barco envelhecido era provido de dois remos de carvalho. Logo os seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés dentro do barco o viajante observou que eram duas palavras. Num dos remos estava escrito Acreditar e no outro Agir


          Curioso, o viajante perguntou a razão daquelas palavras nos remos. O barqueiro então pegou o remo chamado Acreditar e começou a remar. O barco começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo chamado Agir e começou a remar, novamente o barco girou em sentido oposto sem ir adiante.


         Finalmente o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, então, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas chegando ao outro lado do rio. O barqueiro então disse ao viajante:


          - Este porto se chama Autoconfiança. É preciso Acreditar e também Agir para que possamos alcançá-lo.


           A conclusão e os comentários são de vocês.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...