terça-feira, 25 de maio de 2010

Cinto de segurança, por que não usá-lo?


         Não é possível continuarmos na situação em que nos encontramos, pois famílias inteiras são destruídas no trânsito todos os dias. Morrem 35 mil pessoas por ano. Aproximadamente 70 mil ficam paraplégicas ou tetraplégicas. Das que morrem, aproximadamente 8 mil teriam se salvado se estivessem com Cinto de Segurança.

          Muitas pessoas ainda ignoram a real necessidade de utilizar o cinto de segurança, pois o mesmo é de fundamental importância para salvar a sua vida ou não. Em muitos acidentes de trânsito, o simples fato de utilizar o cinto de segurança é capaz de salvar vidas e evitar seqüelas mais graves.

          As lesões causadas pelos acidentes de tráfego são as principais causas de mortes por traumatismo e a décima causa de todas as mortes em todo o mundo. Muitas destas lesões e mortes podem ser prevenidas por dispositivos de segurança, entre os quais, o cinto de segurança ocupa lugar de destaque. Seu uso reduz a mortalidade e a gravidade das lesões provocadas em ocupantes de veículos automotores envolvidos em acidentes. (Revista da Associação Médica Brasileira).

          O Código de Trânsito Brasileiro obriga o uso do cinto de segurança, inclusive nos ônibus. Quem não utiliza o cinto está infringindo a lei. O motorista é punido com pontos na carteira e a empresa paga uma multa. Ao passageiro, no entanto, não cabe nenhuma penalidade. Em um acidente, o uso do cinto significa a diferença entre sair bem ou ferido, vivo ou não. Cabe lembrar que a real importância para o uso do cinto de segurança é a preservação de nossa saúde/ vida, não apenas para o cumprimento da norma ou para evitarmos possíveis punições e sim para que possamos chegar em casa com a nossa integridade física intacta.

          Segundo informações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia o uso do cinto de segurança pode reduzir em até 75% o número de mortos e feridos num acidente de ônibus. Apesar da obrigatoriedade do uso do cinto, previsto no CTB e recomendações para seu uso, apenas 2% dos passageiros afivelam o cinto.

          Portanto, exijam que os ônibus e veículos tenham o equipamento obrigatório em perfeito estado de uso. Deixo aqui uma dica de que um simples gesto de afivelar o cinto poderá fazer uma grande diferença em suas vidas.






          Não fique apenas na teoria pratique a segurança: USE O CINTO!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...