quinta-feira, 11 de março de 2010

Qualidade de vida




        Antes de falarmos de qualidade de vida é preciso que entendamos de forma conceitual do que este termo quer dizer.

       QUALIDADE é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição. Desta forma temos que qualidade esta diretamente ligada a adequação ao uso. Pegamos o exemplo de uma Ferrari, ninguém duvida da qualidade deste produto, agora imaginemos que moro no interior do Rio Grande do Sul, com estradas de chão batido. A Ferrari não atendera minhas necessidades básicas de locomoção, neste caso um veículo de qualidade seria uma 4X4 Off road.



        VIDA é um processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo; a condição duma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser vivo esteja… vivo. Metafisicamente, a vida é um processo constante de relacionamentos.










Qualidade de VIDA!

        A qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida, etc.


       A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.

       Entende-se por qualidade de vida a percepção do indivíduo tanto de sua posição na vida, no contexto da cultura e nos sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.





      Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós:


- da nossa visão do ideal,
- da nossa herança familiar e cultural,
- da fase da vida em que estamos,
- da nossa expectativa em relação ao futuro,
- das nossas possibilidades,
- do ambiente,
- da visão que temos do mundo e da vida,
- dos nossos relacionamentos, etc.


        Uma das questões centrais da reflexão sobre qualidade de vida está no trabalho, que deveria ser fonte de prazer e satisfação: o prazer no processo, o prazer em ver o trabalho pronto e o prazer que o produto final propicia às pessoas. O trabalho, na verdade, passou de uma concepção de sobrevivência, em busca de meios para satisfazer as necessidades básicas, até chegar, nos dias de hoje, como sendo vital e fundamental para todo ser humano, essencial à vida e à própria felicidade.


        É inegável sua importância para o ser humano, pois através dele a pessoa se sente útil à sociedade e à vida.



        A qualidade de vida não está à venda como se fosse um item da moda ou de um supermercado, também não a conseguimos adquirir de um dia para o outro.


        A verdade é que, considerando a máxima que “...a única coisa permanente é o constante processo de mudanças...”, precisamos estar sempre nos reposicionando e perguntando:



- Estou sendo feliz no que faço (trabalho, lazer, vida familiar, etc ...)?

- Meus objetivos/planos/metas ainda são válidos para as atuais condições?

- Do que tenho aberto mão em função das atuais opções?

- O que estou fazendo para que outras pessoas também tenham mais qualidade de vida?

- O que posso fazer para ser mais feliz nas diversas dimensões da vida?



        A qualidade de vida é algo que envolve o seu bem-estar e saúde. Existem muitos pontos que podem ser mudados no nosso comportamento e no modo em que conduzimos o nosso dia-a-dia. Depende de cada um tomar decisões e medidas para viver melhor e mais feliz.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...